segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novidades na FORINDE NE 2013



Induzir a geração de negócios e movimentar setores fundamentais para o desenvolvimento das cadeias produtivas da indústria e energia. Esses são os objetivos da Reed Exhibitions Alcântara Machado com a realização da 5ª Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste – FORIND NE, que aporta no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, entre os dias 15 e 18 de abril de 2013. Os detalhes do evento, que tem investimento de R$ 1,5 milhão e vai movimentar mais de R$ 30 milhões em negócios para a região, foram apresentados na última quinta-feira (25/10), durante almoço para empresários no Recife (PE). A expectativa é que 280 empresas nacionais e internacionais – 45% a mais que em 2012 – exponham lançamentos e novas tecnologias de gestão industrial em quase 7 mil metros quadrados do pavilhão de feiras do Cecon.

A 5ª FORIND NE também terá duas grandes novidades. A primeira é a inclusão de um quarto setor da economia no evento, o de movimentação industrial, envolvendo as áreas de armazenagem, movimentação, embalagem, condomínios logísticos e de sistemas de TI para logística, o que tornará a feira mais completa. A segunda é que o evento passará a contar com o 1º Encontro dos Compradores de Suape, uma rodada de negócios que terá como objetivo criar um ambiente propício para os negócios, aproximando fornecedores e compradores.

A Reed Exhibitions Alcântara Machado também anunciou a comercialização, a partir de 2013, da Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco, que está na sua 18ª edição agora em 2012. Juntos, os dois grandes eventos vão atender os segmentos de energia, metal e mecânica e elétrica e eletrônica e movimentação industrial.

De acordo com Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, a FORIND NE e a Fimmepe vão suprir a demanda de eventos voltados aos segmentos de base da indústria na região e serão complementares. “As feiras têm perfis de fornecedoras das indústrias. A Fimmepe é mais focada no segmento metal mecânico e a FORIND é mais abrangente, envolvendo os setores o elétrico, eletrônico, e até o segmento de serviços. As duas são fundamentais para o desenvolvimento das cadeias de produção da região Nordeste, que cada vez mais vêm se desatacando como um grande mercado”, avalia.

Para Girley Antônio Mendonça Brazileiro, secretário executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe), que promove a Fimmepe, a incorporação da feira ao portfólio da Reed Exhibitions Alcântara Machado irá promover uma ampliação da rede de negócios do evento. “A Reed vai fortalecer e dinamizar a feira, trazendo um modelo que é sucesso em grandes lugares do mundo ao Recife. Com essa parceria, nossa expectativa é aumentar o número de visitantes e expositores no evento”, avalia.

De acordo com Paulo Montabone, gerente comercial da FORIND NE, parte do espaço do evento será destinado às micro e pequenas empresas, que também estimulam a produção e fomentam o mercado. “Com o apoio do Sebrae, vamos trazer esses empresários para o evento, pois cada vez mais eles têm seus papeis na economia da região e nas cadeias produtivas que integram a FORIND NE. Em sua maioria eles lidam com a manutenção da indústria, com serviços de solda, retifica, limpeza, e tudo aquilo que faz as máquinas funcionarem”, avalia.

Com a indústria em ritmo de aceleração, a FORIND NE cresce em um momento oportuno para empresários de Pernambuco e de outros estados do Nordeste. Para Roberto Abreu e Lima, secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios de Pernambuco, a realização da feira no Recife é um atrativo a mais para a região, que atualmente está focada nos negócios. “É estratégico realizar um evento desse porte no estado. Estamos localizados em um ponto privilegiado no Nordeste, tornando possível e viável a vinda de pessoas de outras regiões”.

Segundo Girley Antônio Mendonça Brazileiro, a localização da FORIND NE é um ponto que deve ser destacado. “Uma das intenções desse tipo de evento é deslocar a realização de eventos voltados para o empresariado do Sudeste para o Nordeste. Muitos empresários nordestinos querem que seus colaboradores e fornecedores visitem as feiras, mas muitas vezes não podem levá-los para São Paulo. O Nordeste precisa que esse evento seja ampliado cada vez mais, para que as demandas sejam atendidas na região”, reforça o secretário executivo do Simmepe.

Assim como o Simmepe, apoiam a realização da FORIND NE 2013 a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Eventos paralelos à FORIND NE


SUCRONOR


A SUCRONOR (Mostra Sucroenergética do Nordeste) realizada simultaneamente à FORIND NE será mais um dos atrativos da feira. Nela, serão apresentados produtos, tecnologias e conhecimentos para a cadeia produtiva do setor sucroenergético. Dentro da Sucronor, os visitantes poderão participar do 17º Seminário Regional sobre Cana-de-açúcar, que será realizado pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab).

1º Encontro dos Compradores de Suape

Nesta edição será realizada a primeira edição do “Encontro dos Compradores de Suape” em parceria com a Suape Global, que visa estabelecer a relação comercial entre fornecedores e indústrias do polo de Suape. O Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado um dos principais polos de investimentos do país. A movimentação portuária cresce em ritmo acelerado e consolida Suape como um porto concentrador e distribuidor de cargas. Em 2011, a movimentação de cargas ultrapassou os 11 milhões de toneladas e a de contêineres foi maior que 400 mil TEUs, o que representa um crescimento de 25% e 33%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Situado na Região Metropolitana do Recife, possui área de 13.500 hectares, distribuída em zonas portuária, industrial, administrativa e serviços, de preservação ecológica e de preservação cultural.

A FORIND NE fará uma ação de cruzamento de demanda e oferta para identificar as carências em Suape dos setores envolvidos na feira e as possibilidades para atender as empresas da região. A capacitação profissional, com palestras e rodada de negócios também fará parte do encontro, que será apresentado para as indústrias durante almoço, no dia 7 de novembro.


Fonte: aberje