quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BNDES e Pernambuco assinam contrato de quase R$ 1 bilhão para obras em Suape


O governador Eduardo Campos e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinaram o contrato que autoriza a liberação pelo banco de financiamento de R$ 920 milhões para obras em Suape. O ato foi formalizado nesta terça-feira (23/10), na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.
Com os recursos do financiamento, será possível implantar as ações do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura de Áreas Portuárias, que contempla intervenções portuárias, rodoviárias, ferroviárias e de pesquisa ambiental, em Suape e nas principais vias de acesso ao complexo.

O projeto prevê, ainda, a implantação de veículo leve sobre trilhos (VLT) para transporte público de passageiros entre os terminais do Cajueiro Seco e do Cabo de Santo Agostinho até a Estação Rodoferroviária de Massangana no Complexo de Suape. No porto, a proteção do aterro será reforçada e outras dragagens serão realizadas para possibilitar a instalação de novos estaleiros.

"É um momento muito importante. Este financiamento vai permitir que mantenhamos o ritmo dos investimentos, gerando empregos e dinamismo na economia, ao mesmo tempo em que criamos condições para viabilizar a operação da refinaria e dos estaleiros, e para consolidar os novos cais e outros empreendimentos", disse o governador, durante a solenidade.

Luciano Coutinho também comemorou a conclusão do processo. "Suape é estratégico para o Brasil e, consequentemente, é estratégico para o BNDES. Queremos agora focar todas as nossas energias para dar velocidade na liberação dos recursos", frisou Coutinho.
Fonte: Governo do Estado