quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Coleta Seletiva é implantada nas áreas administrativas de Suape

Foto: Grace Souza | Ascom Suape
Dando continuidade ao projeto de implantação da coleta seletiva, no dia 22/11 o plano de ação foi ampliado para o Prédio da Autoridade Portuária e Torre de Controle, localizados no porto interno do Complexo de Suape. Primeiramente, foi introduzido durante seis meses no Centro Administrativo como projeto piloto.
Para marcar o início da coleta seletiva nesses locais, foi realizada uma reunião com os representantes dos órgãos instalados no Prédio da Autoridade Portuária e funcionários da Torre de Controle. O diretor de gestão portuária, Jorge Dias, lembrou a importância da participação de todos para o sucesso do plano, que é realizado pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, através da Coordenadoria de Educação Ambiental.
Após a reunião, os educadores ambientais distribuíram coletores de papel e porta rascunho em todas as salas, além de realizarem uma mini palestra sobre como descartar corretamente os resíduos para um maior aproveitamento do material.
O PLANO DE AÇÃO - A coleta seletiva tem o objetivo de tratar corretamente a geração e destinação final dos resíduos sólidos nos prédios sob a administração do Complexo Industrial Portuário de Suape. Visa ainda desenvolver ações de educação ambiental junto ao público envolvido de forma a apoiar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) estabelecido no Plano Básico Ambiental – PBA - 19.
Desde dezembro de 2011, quando foi criado o Plano de Ação: Educação Ambiental como Instrumento para Coleta Seletiva de Papel, já foram recolhidas mais de três toneladas de material reciclável. Desse total, deixaram de ser descartados no meio ambiente 2.689kg de papel e 438kg de plástico, metal e vidro.
“Os resultados nos surpreenderam positivamente, por ser uma ação extremamente simples com efeito satisfatório da condução, especialmente daquilo que nós jogaríamos no lixo, avolumando os nossos aterros sanitários. Nós conseguimos reintroduzir esse material na cadeia produtiva, especialmente o papel”, explicou o coordenador de educação ambiental de Suape, José Roberto Zaponi.

Todo o montante arrecadado é doado periodicamente para a Associação dos Agentes de Reciclagem de Ipojuca (RECICLE), situada em Porto de Galinhas, gerando fonte de renda para os catadores que se beneficiam dessa atividade.
Os profissionais de serviços gerais de Suape participaram de capacitações oferecidas pela equipe da Coordenação de Educação Ambiental para recolher os materiais previamente separados pelos colaboradores do Complexo, e assim, contribuir com maior eficiência na coleta seletiva. 
Com essa ação, o Complexo de Suape estimula o reaproveitamento do lixo e promove a integração da inclusão social com a preservação ambiental, reduzindo, assim, a geração de resíduos sólido
Fonte: Suape