quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Novo estaleiro em Suape, PE, vai gerar até 7 mil postos de trabalho




O terceiro estaleiro de Pernambuco, o CMO Construção e Montagem Offshore, deve começar a ser construído no início de 2013, gerando cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos na região do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Litoral Sul do Estado. A terraplanagem já foi praticamente concluída e agora começa a fase da construção das instalações. A previsão é que o empreendimento comece a operar no segundo semestre de 2014, para consolidar de vez o Estado na indústria naval.
O novo estaleiro vai se especializar na construção de plataformas para indústria de petróleo. A sua criação aconteceu após um acordo entre duas empresas brasileiras (Construcap e Orteng), uma americana (McDermott) e o governo de Pernambuco. “Resolveram criar a empresa para participar da exploração do pré-sal e desse conjunto novo de plataformas que serão necessárias ao Brasil”, comentou o presidente do estaleiro CMO, José Pedro Mota.
A intenção do novo empreendimento não é competir com os outros dois estaleiros já existentes em Suape – Atlântico Sul e Promar –, mas, sim, complementar uma cadeia produtiva. Os dois primeiros fabricam navios de grande e pequeno porte, respectivamente. “Apesar das três instalações estarem voltadas para o atendimento da produção de óleo e gás, são segmentos diferentes. Tanto o Atlântico Sul quanto o Promar têm objetivo de fabricar embarcações: um para transporte e grande porte e outros para navios de apoio. O CMO produz equipamentos necessários para a planta da plataforma”, explicou Mota.
Toda a remoção vegetal e o aterramento da área foram feitos. A próxima etapa é a construção efetiva as obras civis do estaleiro. Quando pronto, o principal cliente do estaleiro será a Petrobras. “Esse plano se baseou no número de plataformas que a Petrobras vai precisar até 2020. Mas estamos olhando para o mercado de outros operadores internacionais que estão, hoje, operando no Brasil”, destacou o presidente.
QualificaçãoO governado Eduardo Campos lança, nesta quarta-feira (28), cursos de qualificação de trabalhadores para o Estaleiro Promar. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria de Educação, Estaleiro Promar, Senai e as prefeituras das cidades do Recife, Moreno, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Escada e Cabo de Santo Agostinho. Serão contemplados trabalhadores maiores de 18 anos, que morem nos municípios envolvidos.
Fonte: G1 PE