segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PE tera montadora de maquinas pesadas


Pernambuco vai receber a primeira montadora de máquinas pesadas para a construção civil. O investimento inicial é de R$ 50 milhões e deve gerar 150 empregos diretos. O governador Eduardo Campos recebeu ontem, na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, executivos da empresa chinesa XCMG e da Êxito, sua representante oficial no Brasil. Na ocasião, os empresários anunciaram, para maio de 2014, a entrega da primeira máquina montada no Brasil pelo Gru­po XCMG, que é um dos lideres mundiais na produção de partes e pe­ças pesadas pa­ra construção civil.

Os produtos da linha amarela (pás carregadeiras e escavadeiras) serão os primeiros montados na fábrica pernambucana, que está em fase de construção no Complexo Industrial Portuário de Suape. “Esperamos transformar esse investimento em R$ 500 milhões em médio prazo”, garantiu o presidente mundial da XCMG, Wang Min.

A ideia do grupo chinês é nacionalizar em 60% a demanda por peças e componentes no País. Para isso, já negocia a vinda de cinco empresas sistemistas de porte mundial para o entorno da montadora pernambucana. São fábricas de motor, de transmissão de eixos, bem como de componentes de tecnologia em cooperação com empresas locais.

“A exemplo do Polo Automotivo, esse empreendimen­to será um centro irradiador de desenvolvimento e geração de emprego e renda. Vamos decidir juntos a melhor estratégia para a captação das fábricas que vão fazer com que produzamos todos os componen­tes de máquinas pesadas pa­ra a constru­ção civil”, ob­ser­vou Edu­ardo Campos. O go­­vernador ain­da recebeu um convite para conhecer a fá­brica-sede do Grupo XCMG, na cidade de Xuzhou, na China.

A unidade fabril do Estado terá 90 mil m2 e está com a terraplanagem concluída. As obras civis da montadora começam em janeiro próximo e estão previstas para acabar em setembro 2013.  A operação será iniciada ainda no próximo ano e deverá atender a demanda nacional do setor.

Fonte: Folha PE