terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PIB de Pernambuco cresce 1,4% no terceiro trimestre




O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco segue acima da média nacional. Enquanto o Brasil atinge 0,7%, o levantamento feito com base na comparação do terceiro trimestre de 2012 com o mesmo período de 2011 apresenta um crescimento de 1,4% no PIB pernambucano. Soma de todos os serviços prestados e bens produzidos em uma região, o PIB é um dos indicadores de como anda a economia de determinado lugar.
De acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), o bom momento da indústria da construção civil foi determinante para o crescimento neste período. Ainda segundo a Agência Condepe/Fidem, a produção de máquinas e produtos eletrônicos e a prestação de serviços no transporte e no turismo também foram importantes.
“Esse crescimento significa muito e reflete em todo o ciclo, toda a expansão que a economia de Pernambuco está vivenciando, mesmo com a conjuntura de crise. Isso porque a economia do estado está baseada em investimentos, então são investimentos que, nos próximos anos, vão apresentar resultados importantes. São aplicações no setor industrial, principalmente, e você já tem a construção de uma montadora, junto com os investimentos de Suape. Quando isso começar a se apresentar nas pesquisas, haverá uma perspectiva muito boa para a economia de Pernambuco nos próximos anos, mesmo com a economia do Brasil estando em uma recuperação mais lenta”, afirma Maurílio Lima, presidente da Agência Condepe/Fidem.
Fonte: Adaptado G1 PE