sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Governo do Estado e Sistema S firmam acordo de qualificação profissional.


De olho nas oportunidades de emprego do mercado em 2013, o Governo de Pernambuco e o Sistema S firmaram acordo para qualificação profissional. Nesta sexta-feira (04/01), o governador Eduardo Campos assinou o convênio do “Projeto Novos Talentos” com o Senai, Sesc e Sest/Senat, em evento realizado na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções.  
 
São R$ 24 milhões para cursos em mais de 100 municípios em todas as micro-regiões do Estado.  Ao todo, são 13.957 vagas, sendo 4.457 para o setor industrial sob responsabilidade do Senai, outras 5.500 em cursos de qualificação para os setores de comércio e serviços, oferecidos pelo Senac. As 4 mil vagas restantes são de cursos ministrados pelo Sest/Senat em ocupações do setor de transporte.  
 
Para o governador, a educação é fundamental para alavancar o desenvolvimento e ganhar o ano de 2013. “Este é o grande desafio do Brasil nessa década, a educação, qualificação, preparar as pessoas, acreditar que o conhecimento e inovação vão levar o Brasil a outros patamares de desenvolvimento social”, disse Eduardo. 

O Projeto Novos Talentos é destinado a jovens maiores de 18 anos e adultos, com o ensino fundamental concluído ou que estejam cursando o 8º ou 9º ano. Serão também contemplados os públicos do Governo Presente, Fundação Terra, Secretaria da Mulher e Secretaria Executiva de Ressocialização. “(A qualificação) Também responde a outro grande desafio nacional, que é aumentar a produtividade da economia brasileira, que precisa ser elevada tanto na indústria, como no comércio e serviço, e isso não é feito sem conhecimento”, ressaltou Eduardo.
 
A ação está estruturada por trimestre, possibilitando a repactuação de vagas e cursos em cada trimestre. Os cursos de capacitação profissional possuem carga horária entre 160 e 400 horas-aula, dependendo da área e formação escolhidas. “É um grande passo pelo pacto da Educação, que hoje alcança do Recife a Dormentes, de São José do Egito a Cabrobó, por municípios que viam a qualificação profissional passar de longe e agora serão contemplados”, afirmou o secretário de Trabalho, Antonio Carlos Maranhão.  
 
Os interessados nas oportunidades devem fazer as inscrições no site da Secretaria de Trabalho: http://www.stqe.pe.gov.br/.

Fonte: Governo Pernambuco