quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pernambuco é o estado com maior acréscimo de investimento em TI.


A série de obras de infraestrutura que estão sendo executadas no Estado, tais como a construção da fábrica da Fiat e da Refinaria Abreu e Lima, alavancou a demanda por novas tecnologias na região. Investir em TI tornou-se fator preponderante para a instalação e funcionamento do empreendimento, que também precisa dispor dos elementos que facilitem a logística de implementação desses serviços. Os dados revelam a busca por essa adequação. Em 2012, Pernambuco se colocou na dianteira entre os estados que tiveram maior crescimento de empenho de capital no setor, segundo estudo desenvolvido pela IDC Brasil.

Intitulado de Brazil IT Opportunity Map, o estudo engloba investimentos que foram feitos não apenas em softwares, mas também em hardwares e serviços. A fila dos cinco principais investidores, que é puxada por Pernambuco, tem ainda outros dois estados nordestinos na ponta, consequência dos empreendimentos que aportaram na região nos últimos anos. Em segundo lugar aparece o Ceará e, na terceira colocação, a Bahia. Rio de Janeiro e Santa Catarina surgem em quatro e quinto lugares, respectivamente.

De acordo com a IDC, os três primeiros colocados tiveram crescimento da ordem de 15%. "O quarto (Rio de Janeiro) e o quinto (Santa Catarina) colocados cresceram algo próximo de 14,7%", informou o gerente de Pesquisa e Consultoria Enterprise da IDC, Anderson Figueirêdo, durante evento para o lançamento dos novos servidores de missão crítica da HP, realizado em São Paulo, nesta terça-feira. O executivo, no entanto, não detalhou os números de crescimento de cada Estado. A pesquisa foi concluída em setembro de 2012 e faz comparação com dados de 2011.

A proximidade com o ambiente tecnológico que envolve empreendimentos como o Complexo de Suape foi mencionado como impulsionador de investimentos. "O ecossistema de Pernambuco facilitou muito. A presença do Porto Digital vai atender a demanda e ajudar na distribuição dos serviços", comenta Anderson, prevendo que os números continuarão crescendo nos próximos anos. 


Fonte: Folha PE