sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Antaq lançará Plano Nacional de Integração Hidroviária no próximo dia 19




A Antaq lançará, no próximo dia 19 de fevereiro, o Plano Nacional de Integração Hidroviária. O estudo, elaborado por meio de termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina, permitirá a realização de análises sobre regulação e planejamento em transporte e logística, através de uma ferramenta chamada GIS. 

Esse aplicativo possibilita simular, por exemplo, a melhor rota para escoamento de uma carga, a partir de uma determinada região produtora, e comparar a eficiência dos modais aquaviário, rodoviário e ferroviário nessa rota.

O PNIH contemplará ainda o Plano Geral de Outorgas do Subsetor Hidroviário, onde serão apresentadas as diversas áreas com potencial para implantação de novas hidrovias, portos e terminais no interior do país, identificando os produtos mais relevantes em cada região, trazendo ainda dados importantes para a elaboração das políticas públicas do setor, como a quantificação dos fluxos atuais e a projeção dos fluxos futuros de comercialização e transporte.

Fonte: Guia Marítimo