segunda-feira, 29 de abril de 2013

Evento internacional apresenta novidades na área de soldagem em Pernambuco



Alternativas para melhorar a capacidade produtiva com qualidade serão os destaques do 3º Workskop Internacional de Soldagem e União de Materiais que será realizado em Pernambuco durante à 12ª Coteq (Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos), que acontecerá entre os dias 18 e 21 de junho, no Enotel Resort & Spa Porto de Galinhas.
O público alvo do workshop são os responsáveis nas empresas pelas tomadas de decisões como gerentes e superintendentes; e de operação, a exemplo dos técnicos, projetistas, engenheiros e supervisores. O objetivo principal é apresentar as novas tecnologias da construção soldada aplicada na área naval e de plataforma marítima, visando, através de discussões com especialistas, ampliar as possibilidades de melhoria operacional da fabricação nos estaleiros brasileiros e do nível de conhecimento do pessoal técnico.
Segundo o especialista do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem da Universidade Federal de Uberlândia e um dos palestrantes do evento, Américo Scotti, o workshop será a oportunidade para os profissionais da área conhecerem o que há de novo no mundo e discutirem as vantagens e desvantagens das novas tecnologias, Segundo ele, o segmento de soldagem do país ainda se mostra muito conservador e isso tem dificultado os avanços em ganhos de produtividade. “São necessários mais investimentos em especialização. Muitos cursos novos estão surgindo, mas os profissionais não estão saindo desses cursos com a devida clareza quanto à necessidade de se adotar tecnologias menos convencionais”, afirma. De acordo com Scotti, para que vencer essas barreiras, as indústrias precisam dar mais valor a formação profissional e também investir em centro de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Entre os temas que serão abordados estão “Desafios da soldagem de manutenção no contexto offshore”, “Soldagem por Atrito” e “Geração de Tensões Térmicas em Soldagem: Tensões e Deformações”. O evento também terá palestrantes internacionais que abordaram assuntos como “Modelagem Computacional – Ferramenta industrial para construção naval competitiva e Engenharia de Soldagem Offshore” e “Solda mecanizada em sobreposição em vasos de pressão – Riscos, Desafios e Oportunidades”. Haverá tradução simultânea.
O valor do investimento para participação no 3º Workskop Internacional de Soldagem é de R$ 200,00 para sócios da Abendi, Abraco e o IBP. Os não sócios pagam R$ 250,00 e quem for congressista da Coteq 2013 estará isento da taxa. A Coteq é uma promoção da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), em parceria com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). O evento deverá reunir cerca de 2 mil profissionais, executivos e pesquisadores que atuam na área de Ensaios Não Destrutivos, soldagens, inspeção, integridade de equipamentos, análise de falhas e corrosão & pintura. Será oferecida uma vasta programação distribuída em congressos, seminários e minicursos que abordarão temas diversos. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.abendieventos.org.br/coteq/.
Fonte: PE Desenvolvimento