segunda-feira, 15 de abril de 2013

Inscrições abertas para o Programa de Educação Ambiental de Suape.




Com o objetivo de promover conhecimentos ecológicos e fomentar a mobilização da comunidade inserida na área de influência direta do Complexo Industrial Portuário de Suape, foi dada a largada para mais uma edição do Programa de Educação Ambiental (PEA). Iniciado em março de 2010 com a implementação do Projeto Pedagogia Ambiental, o programa propõe cursos e oficinas voltados para a temática socioambiental.

Nesta segunda-feira (15), terão início os cursos Livre de Educação Ambiental e Pedagogia Ambiental, e as oficinas Ecológica e Ecopedagógica. As atividades concedem certificado de 40 horas, material didático (apostilas, mídia), refeições e transporte saindo dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Ipojuca. As aulas são ministradas uma vez por semana no Centro de Treinamento de Suape e em ambientes naturais do Complexo.

Várias atividades são oferecidas como debates sobre temas ligados à pedagogia de projetos ambientais e desenvolvimento ecologicamente e socialmente sustentável. Nas oficinas, os participantes têm a oportunidade de conhecer o viveiro florestal e saber como é o seu manejo. Além disso, os alunos realizam plantio de espécies nativas da mata atlântica nas áreas de reflorestamento.
O Projeto de Pedagogia Ambiental vem mostrando resultados satisfatórios e qualificando cidadãos comuns a participar de forma mais consciente e fortalecida da gestão socioambiental de seu espaço. É executado pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente de Suape e pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP.
O coordenador de Educação Ambiental de Suape e responsável pelo projeto, José Roberto Zaponi, acredita que para melhores resultados é importante a participação de membros das empresas e da população em iniciativas que trazem esta pauta para a sociedade. “A demanda continua incisiva mesmo com três anos de programa e o índice de ascensão na qualidade, segundo a avaliação, é bastante alto. Suape ainda tem muito para onde crescer em projetos ambientais”, lembra.
INSCRIÇÕES
Maiores de 16 anos, preferencialmente com 2° grau completo; integrantes da empresa Suape e das empresas instaladas no Complexo; comunidades locais; estudantes; professores; servidores públicos; representantes do terceiro setor e demais interessados na temática já podem realizar as inscrições clicando no link.
Fonte: Suape