segunda-feira, 29 de julho de 2013

Novo controle de acesso às áreas alfandegadas do Porto de Suape.



Por Grace Souza
Os visitantes e profissionais de todas as empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape que quiserem ter acesso à área do porto organizado, aos Cais 1, 4 e 5 e ao Cais de Múltiplos Usos (CMU), aos pátios Público de Veículos (PPV) e de Contêneires, e aos Píers de Graneis Líquidos 1, 2 e 3 devem solicitar autorização com 24 horas de antecedência à Coordenadoria de Segurança do Porto. A exigência começou a ser feita por Suape para atender aos novos procedimentos definidos pela Receita Federal, por meio da Portaria nº 3519/2011.  
Para entrar nestas áreas tidas como alfandegadas – aquelas que estão sob o controle de Suape, mas obedecem às normas da Receita Federal -, o usuário deverá preencher um formulário de solicitação, disponível na Diretoria de Gestão Portuária, e enviar para a Central do Cadastramento, localizada no Centro de Controle e Comunicação (Cccom) de Suape, através do e-mail acesso.recintos@suape.pe.gov.br, criada especialmente para atender às demandas em regime de plantão 24 horas. 
Nesses locais, o visitante ou funcionário deverá portar um crachá de segurança com chip de identificação, que precisarão ser requeridos por pessoas previamente cadastradas no Cccom, após o preenchimento do termo de responsabilidade. Caso perca o crachá, o solicitante pagará uma taxa de R$ 15. No momento da solicitação, o visitante deverá informar o motivo e o tempo que ficará nas áreas do porto organizado.
Esta ação vem para complementar as iniciativas que o porto vem tomando desde 2012, como a implantação do Sistema de Armazenagem a Recintos Alfandegados (SARA), que prevê o controle das operações portuárias, compreendendo o planejamento, a chegada e a saída dos navios do porto e também o controle dos fluxos terrestres de pessoas e veículos. 
Mais informações:
Central do Cadastramento
Telefones: (81) 7811.1904 | 9284.0439
E-mail: acesso.recintos@suape.pe.gov.br