sexta-feira, 9 de agosto de 2013

APM tem interesse em portos de Suape (PE).


Foto: Reprodução

A operadora de contêineres APM Terminals, empresa do grupo Maersk e controladora da Brasil Terminal Portuário (BTP), tem interesse em operar nos portos de Manaus (AM) e Suape (PE), disse Kim Fefjer, principal executivo da companhia. “Estamos avaliando oportunidades no Brasil e pretendemos participar das licitações, que devem ocorrer em 2014″, afirmou ao Valor.
A companhia avalia as duas opções como uma forma para expandir suas atividades no país, onde tem como principais concorrentes a Santos Brasil, a Libra Terminais e a Embraport. “O Brasil é um mercado-chave, e o grupo Maersk sempre foi bem tratado por aqui.”
Segundo Fefjer, a nova Lei dos Portos esclarece regras e detalhes importantes, o que anima a empresa a investir no país. O executivo esteve ontem no Brasil para reuniões com o governo para tentar acelerar o início das operações da BTP, em Santos, seu principal projeto no Brasil, em associação com a Terminal Investment Limited.
A APM Terminals também tem operações nos portos de Pecém (CE) e Itajaí (SC) e oferece serviços logísticos por meio da Brasmar, que pertence a sua divisão global de serviços em terra.
“Nosso compromisso com o Brasil é profundo. Investimos US$ 1 bilhão em Santos, estamos expandindo as operações em Itajaí, adquirindo dois guindastes para Pecém e à procura de novas oportunidades”, afirmou o executivo.
Em Itajaí, a empresa adquiriu em 2007 a totalidade das ações do Teconvi e passou a ser responsável pela operação de cargas em contêineres em parte das instalações do porto. No Ceará, assumiu em 2008 a Ceara Terminal Operator (CTO), que era o principal operador portuário local.
Fonte: Valor Econômico