quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Arrecadação da coleta seletiva cresce 135% em Suape.


Foto: Suape

Por Grace Souza
A coleta de material reciclável na empresa Suape, realizada graças à colaboração dos trabalhadores da instituição, apresentou um crescimento de 135% no primeiro semestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2012. Foram recolhidas 3,6 toneladas de material reciclável nestes seis meses ante 1,5 tonelada de janeiro a junho de 2012. A alta é uma vitória do Plano de Coleta Seletiva de Suape, implantado em dezembro de 2011. 

O montante coletado em 2013 já é 17,8% maior que todo o lixo reutilizável recolhido no ano passado, que somou 3,1 toneladas. Todo o material arrecadado foi doado para Associação dos Agentes de Reciclagem do Ipojuca - Recicle nos meses de fevereiro, março e julho. A cooperativa vende os resíduos para as empresas Frompet, Ondunorte, Açonorte e Ecodigital, gerando fonte de renda para 35 catadores.

Para o coordenador de Educação Ambiental, Roberto Zaponi, responsável pelo plano, contribuíram com esse aumento as ações de educação ambiental, os boletins informativos e as palestras para os colaboradores sobre a importância da reciclagem. “Além disso, foram realizadas cinco reuniões de manutenção com os auxiliares de serviços gerais sobre os assuntos relacionados ao ciclo da coleta seletiva, às vantagens da reciclagem do resíduo sólido, às doenças causadas pelo lixo, à importância da doação dos resíduos sólidos e sobre como fazer a destinação correta do lixo”, complementou o coordenador.

A empresa Suape é responsável pelo lixo produzido no Centro de Treinamento, nas guaritas, na Torre de Controle, no Prédio da Autoridade Portuária, no Centro de Treinamento (Cetreino) e no Cais Público. Desde a implantação da coleta seletiva, foram recolhidas quase 7 toneladas de materiais recicláveis nestes locais para doação na Recicle, o que contribui para a preservação ambiental e estimula o reaproveitamento dos resíduos.

Fonte: SUAPE