segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Diagnóstico do projeto Suape Sustentável é apresentado ao município do Cabo de Santo Agostinho.

Foto: Grace Souza | Ascom Suape
Por Raíza Muniz – Secom/Cabo
Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho conheceram, nessa quinta-feira (15/08), detalhes do diagnóstico do município feito pelo consórcio Diagonal-Ceplan para o Projeto Suape Sustentável. A apresentação foi realizada na Administração de Suape, situada no Complexo, e teve o objetivo de expor uma síntese do estudo feito para analisar os impactos urbanos, sociais e ambientais com a instalação do Complexo de Suape e as soluções para que a região cresça de forma sustentável.
Recebidos pelo vice-presidente de Suape, Caio Ramos; e pelo diretor de Administração e Finanças, Alexandre Diniz; pelo diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio, Sebastião Pereira Lima; e pela equipe do consórcio que realizou a leitura territorial estratégica, a vice-prefeita Edna Gomes, os secretários municipais Marcos Germano (Meio Ambiente), Luís Lima (Saúde), Ronaldo Santos (Programas Sociais) e Elias Santos (Educação) e a assessora do prefeito Vado, Juciara Barbosa, tiveram a oportunidade de apreciar um pouco mais sobre o projeto Suape Sustentável, que visa implantar o melhor modelo de desenvolvimento socioeconômico do País, buscando ocupação equilibrada e harmônica do território estratégico de Suape, composto pelos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Escada, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém.
“Para garantir um desenvolvimento pleno na região, o Governo do Estado criou o Fórum Suape Sustentável, para garantir que toda essa riqueza gerada pelo Complexo também possa melhorar a qualidade de vida da população desses municípios. Por isso estamos buscando essa união”, explicou Caio Ramos. Proporcionar um ambiente mais favorável para fazer negócios, melhor qualidade de vida a todos e meio ambiente tratado de forma diferenciada são os principais objetivos do projeto. Para alcançá-los, foi realizado um diagnóstico aprofundado da região e apontadas 85 ações estratégicas, das quais 22 macroações, a serem desenvolvidas de forma articulada por secretarias estaduais, prefeituras, empresas e terceiro setor. 
O Cabo foi o segundo dos oito municípios que integram o projeto a conhecer o diagnóstico. “Esta parceria que Suape pretende estabelecer partindo deste diagnóstico da realidade social para a implantação de projetos e empoderamento dos já existentes é de suma importância, e o município tem o interesse em firmar essa parceria”, destacou a vice-prefeita. Ao final, o material que contém o diagnóstico foi entregue aos representantes da prefeitura. Outras reuniões serão realizadas para aprofundar as discussões sobre o Suape Sustentável.
Fonte: SUAPE