segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Porto de Suape registra alta de 3,3% em movimentação de cargas no primeiro semestre.

Foto: Daniela Nader
Por Paula Lourenço
A movimentação de cargas no Porto de Suape apresentou uma alta de 3,3% neste primeiro semestre, comparando com os seis primeiros meses de 2012. O volume passou de 5,3 milhões de toneladas para 5,5 milhões de toneladas no período. Neste balanço, Suape manteve seu perfil de porto importador: foram 4,4 milhões de toneladas de importação e 1,1 milhão de toneladas exportadas. No semestre, o porto recebeu um total de 665 navios, 2,6% a mais em relação ao primeiro semestre do ano anterior. 
A importação das chapas de aço para o Estaleiro Promar, que entrou em operação em junho, contribuiu para este desempenho, pois a movimentação de cargas soltas subiu de 78.997 para 139.705 toneladas no período. Também apresentou resultado positivo nestes seis primeiros meses a movimentação de granéis líquidos, que são combustíveis (álcool, diesel, gasolina, querosene de aviação), óleo de soja, ácido, entre outros. A alta para este tipo de carga chegou a 8,8%, sendo atribuída principalmente a uma maior movimentação de óleo combustível para abastecimento das termelétricas. 
A movimentação de contêineres (TEU) apresentou, por sua vez, uma evolução de 4,2% no primeiro semestre de 2013 ante o mesmo período do ano passado. 
A única queda registrada foi na movimentação de granéis sólidos (grãos em geral, escória, clínquer, entre outros), que registrou uma ligeira baixa de 2,2%, passando de 358.594 para 350.841 toneladas nos últimos seis meses. 
Fonte: SUAPE