sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Projeto Suape Sustentável começa a ser apresentado a secretarias estaduais.

Foto: Paula Lourenço | Ascom Suape
Por Paula Lourenço
O Governo de Pernambuco está discutindo os problemas socioeconômicos dos municípios estratégicos do Complexo Industrial Portuário de Suape para realizar ações conjuntas com municípios, iniciativa privada, terceiro setor e cidadãos da região. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Márcio Stefanni, começou, no último dia 9 de agosto, no Recife, a apresentar o projeto Suape Sustentável às secretarias estaduais, iniciando pelas pastas Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Infância e da Juventude. 
O projeto Suape Sustentável visa implantar o melhor modelo de desenvolvimento socioeconômico do País, buscando ocupação equilibrada e harmônica do território estratégico de Suape, composto pelos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém. Estas cidades são diretamente impactadas pela geração de emprego e renda pelo Complexo, que hoje conta com 105 empresas em operação e outras 45 em instalação, ofertando 25 mil empregos diretos e outros 50 mil na construção civil. 
As premissas de Suape Sustentável são proporcionar um ambiente mais favorável para fazer negócios, qualidade melhor de vida para todos e meio ambiente tratado de forma diferenciada. Para conseguir atingir estes objetivos, foi realizado um diagnóstico aprofundado da região e apontadas 85 ações estratégicas, das quais 22 macroações, a serem desenvolvidas de forma articulada por secretarias estaduais, prefeituras, empresas e terceiro setor. 
O secretário-executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Clodoaldo Silva, e a gerente da Juventude da Secretaria da Infância e da Juventude, Cristina Lima, conheceram estas ações e propuseram convergência de iniciativas, bem como formação de uma agenda conjunta com Suape. As proposições foram feitas ao secretário e também ao vice-presidente de Suape, Caio Ramos, e ao coordenador de Suape Sustentável, Leonardo Igrejas, presentes no encontro. As próximas secretarias que tomarão conhecimento do Projeto Suape Sustentável serão a da Mulher e a do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.