sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Comissão de Mobilidade debate propostas para o trânsito da RMR e SUAPE


 Um conjunto de alternativas que poderá contribuir para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR) foi o tema central de audiência pública promovida pela Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã de ontem. A iniciativa foi solicitada pelo deputado Ricardo Costa (PTC) O presidente do colegiado, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), destacou sugestões propostas, entre elas, a implantação de novos ramais do metrô, linhas de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), ônibus do tipo BRT com faixas exclusivas e estações do tipo ilha, além de um moderno sistema de trens monotrilho, nos moldes do novo ramal do metrô da cidade de São Paulo (SP).

“O Clube de Engenharia de Pernambuco apresentou alternativas com tabelas que analisam as variantes custo/benefício, o potencial de transporte de passageiros e os prazos para implantação de cada uma das possibilidades de modais de transporte. As sugestões serão encaminhadas ao Executivo para futuros projetos”, apontou.

Costa Filho definiu o debate como produtivo e destacou a importância de reunir representantes da Secretaria Estadual das Cidades, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Clube de Engenharia de Pernambuco, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Pernambuco (OAB-PE).

O coordenador da Câmara Temática de Estudos Ferroviários do Clube de Engenharia, André Lopes, cobrou uma pesquisa domiciliar de origem e destino para melhor basear as decisões sobre implantação de futuras modalidades de transporte coletivo na RMR. No caso específico da Avenida Agamenon Magalhães, em direção ao norte do Estado, pelo grande fluxo de veículos e à implantação de projetos como a Fiat e a Hemobras, ele considerou o metrô a melhor alternativa.

“A implantação do sistema de ônibus BRT é um projeto que já nasce obsoleto. Não há margem de ampliação suficiente no número de passageiros transportados, além de que os ônibus continuarão disputando espaço nas ruas com outros veículos”, apontou. Ele alertou para o crescente número de acidentes registrados no sistema do Rio de Janeiro (RJ) e ressaltou a “completa saturação da malha BRT de Curitiba (PR), que já trabalha projetos para implantar metrô, na capital paranaense”.

O engenheiro Paulo Guilherme, que representou a CBTU/Metrorec, apresentou números sobre o sistema metrô já existente e alertou que, diante do crescimento da RMR, é importante começar a pensar em uma ampliação da malha ferroviária e na modernização de equipamentos que já estão perto do limite suportável de transporte de passageiros.

“Os problemas de mobilidade tendem a se agravar. É urgente uma tomada de decisão que evite o estrangulamento do tráfego. Defendo como opção mais viável a troca do transporte individual pelo metrô como espinha dorsal do sistema, integrado aos demais modais”, reforçou, acrescentando a importância da implantação das linhas de VLT, em processo de duplicação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes até o Cabo de Santo Agostinho.

“Há reivindicações junto ao Governo Federal para que seja implantado outro ramal até Suape, brevemente, como importante contribuição para o desenvolvimento do complexo portuário e das indústrias instaladas no sul da Região Metropolitana, que já enfrentam dificuldades no deslocamento diário de milhares de trabalhadores que utilizam mais de 1,1 mil ônibus fretados diariamente a custos elevados e enfrentando rodovias congestionadas”, informou.

A promotora de Justiça Bettina Guedes lembrou que, por iniciativa do Procurador Geral do MPPE, Agnaldo Fenelon, foi criado um Grupo de Trabalho de Mobilidade Urbana, em julho passado. “Queremos ouvir propostas da área técnica para cobrar do poder público, soluções para os problemas de mobilidade urbana, e intervir quando for necessário”, pontuou.

Para Juliana Barreto, que representou o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, “a melhoria da mobilidade se dará por meio da implantação dos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, das linhas do BRT, além da melhoria do transporte fluvial, da reformulação dos Terminais Integrados e do Projeto Pedala PE”. Ela considerou a audiência pública “bastante produtiva”.


Fonte: Diário Oficial