quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Complexo de Suape estimula integração entre prefeituras do Território Estratégico

O Complexo Industrial Portuário de Suape tem estimulado a aproximação dos municípios do Território Estratégico de Suape junto a bancos de fomento, fóruns de debate e do próprio governo, visando à capacitação das prefeituras para a captação de empresas. Por isso, prefeitos, secretários e assessores do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Rio Formoso, Ribeirão e Sirinhaém participaram, das 9h às 12h desta terça-feira (24/9), no Centro Administrativo do Complexo de Suape, de um encontro com a empresa Suape, a Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (AD Diper), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB).

A iniciativa faz parte do Grupo Temático (GT5) sobre Desenvolvimento e Ambiente de Negócios, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC). “Essa gestão junto às prefeituras é muito importante para criar um ambiente de negócios favorável e atrativo para as empresas. Nosso objetivo hoje é apresentar o papel de Suape no desenvolvimento do Estado, mostrando que temos funcionado como uma ‘isca’ para captar investimentos para as outras regiões”, destacou o vice-presidente de Suape, Caio Ramos, durante a abertura do evento.

O encontro foi um desdobramento do ‘Seminário de Gestão para melhoria de Ambiente de Negócios do Território Estratégico de Suape’, que ocorreu na sede da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), no dia 4 de setembro, onde houve a apresentação dos bancos de novos investimentos e foram discutidos mecanismos para o desenvolvimento local, tendo como base o fortalecimento das pequenas empresas. 

O diretor do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig, explicou que na ocasião foi detectado que a maioria dos municípios não conhecia Suape, embora estejam localizados no entorno do Complexo. “Acreditamos que seria interessante convidar representantes das prefeituras para que eles pudessem conhecer pessoalmente a dinâmica do que acontece aqui. A partir disso, podemos trabalhar para que a economia local se beneficie cada vez mais desse desenvolvimento”, pontuou Leimig. 

“A aproximação entre as prefeituras e essas instituições é fundamental para o crescimento econômico dos municípios. Em Ribeirão, por exemplo, temos contado fortemente com o apoio da AD Diper na consolidação do Distrito Industrial do Estado na região, que já atraiu quatro indústrias para o município”, disse o prefeito de Ribeirão, Romeu Jacobina.

A ideia desse tipo de articulação é fornecer o máximo de informação para que os municípios sejam capazes de trabalhar de forma focada na atração de investimentos, além de funcionar como um intercâmbio entre as prefeituras, principalmente para as que ainda não possuem um parque industrial. Os órgãos envolvidos orientam as administrações municipais sobre linhas de financiamento disponíveis, modelos captação e capacitação das equipes responsáveis pelas atrações das empresas.

Fonte: Suape