segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto Suape Sustentável continua o ciclo de apresentações às secretarias estaduais.

Foto: Grace Souza | Ascom Suape
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo de Suape, Márcio Stefanni Monteiro, e o vice-presidente de Suape, Caio Ramos, apresentaram, na última terça-feira (3/9), no Recife, o projeto Suape Sustentável para mais duas secretarias estaduais: Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; e da Mulher. A reunião faz parte do plano de trabalho traçado para apresentar o projeto às secretarias e órgãos com interface e com ações em curso nos municípios incluídos no projeto.
O projeto Suape Sustentável visa implantar o melhor modelo de desenvolvimento socioeconômico do País, buscando uma ocupação equilibrada e harmônica do território estratégico de Suape, composto pelas cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Escada, Moreno, Rio Formoso, Sirinhaém e Ribeirão, tendo como premissas: ambiente mais favorável para fazer negócios, qualidade melhor de vida para todos e meio ambiente tratado de forma diferenciada.
Lançado em junho de 2011, o projeto identificou, a partir de um diagnóstico da região, 22 macroações que geraram 85 ações estratégicas para serem executadas pelo governo estadual, prefeituras, empresas privadas e sociedade civil organizada. Daí, a importância de conversar com essas entidades para realizar um trabalho em parceria e validar as propostas apresentadas.
Para Márcio Stefanni Monteiro, os problemas existem, mas há disposição para enfrentá-los. “O projeto Suape Sustentável é um plano do governo do Estado de Pernambuco, que engloba muitos setores da sociedade e a articulação para o enfrentamento envolve vários atores, seja da esfera pública, privada ou do terceiro setor”, disse.
A secretária do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo em exercício, Ângela Mochel, e a assessora da Secretaria da Mulher, Lia Veras, receberam o estudo realizado pelo Consórcio Diagonal-Ceplan, que desenvolve o projeto Suape Sustentável, e anunciaram que vão fazer uma análise com os técnicos das secretarias para elaboração de propostas conjuntas.
“Essas reuniões são importantes para conhecermos as ações que cada secretaria já desenvolve nos municípios, e assim podermos traçar estratégias de apoio a essas atuações”, comentou Caio Ramos. Também participaram do encontro o secretário-executivo de Projetos Estruturadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Quental; o economista e diretor da Ceplan, Jorge Jatobá; a gestora da Diagonal, Sandra Capriglione; o coordenador de Gestão Estratégica de Suape, Leonardo Igrejas, e a coordenadora de Informações Estratégicas de Suape, Gilza Albuquerque.  
As reuniões de apresentação do Suape Sustentável às secretarias estaduais começaram no dia 9 de agosto, quando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos conheceu os detalhes do projeto. No dia 30, foi a vez de a Agência Estadual de Pesquisa e Planejamento de Pernambuco (Condepe/Fidem), que é ligada à Secretaria de Planejamento e Gestão, fazer um alinhamento das ações do Programa Especial de Controle Urbano-Ambiental do Território Estratégico de Suape, que a Agência desenvolve, com o Suape Sustentável.
Fonte: Suape