quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Qualidade do ar será monitorada em tempo real em Suape.

A primeira estação de monitoramento do ar de Pernambuco será inaugurada nesta sexta-feira (27) no Complexo Portuário de Suape, no Grande Recife. Medindo em tempo real a emissão e gases poluentes nas áreas consideradas críticas, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) quer intensificar a fiscalização.


O monitoramento será capaz de medir a emissão de partículas com diâmetro menor que 10 mícrons (PM10), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O).

A estação funcionará em Suape dentro de um conteiner equipado com um monitor de partículas e analisadores dos outros gases. Diretamente do complexo, as informações serão transmitidas para a central de dados e armazenamento no Recife, localizada na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para análise.


A próxima estação de monitoramento do ar está prevista para o Recife. Porém, só deverá começar a operar em um ano. Além dela, há projetos para instalar mais duas unidades em Suape nos próximos anos. O orçamento para a rede é de R$ 2.591.460.


Fonte: NE10