Começou no sábado (4) a cobrança de pedágio no Complexo Viário de
Suape, entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca.
Denominada de Rota do Atlântico, o trecho sujeito à cobrança é um novo
acesso ao distrito industrial e às praias do Litoral Sul (Porto de
Galinhas, Muro Alto, Cupe e Maracaípe, entre outras).
A tarifa básica cobrada será de R$ 5,60, para veículos de passeio e
por trecho para veículos de grande porte. Motos pagam metade do valor. O
preço mais alto será cobrado dos caminhões com reboque e nove eixos (R$
50,40). Os valores serão os mesmos tanto nos dias úteis quanto nos fins
de semana. O pagamento para quem pegar a nova rota será cobrado de
forma unidirecional. Ou seja, apenas uma vez, somente ao entrar no
sistema.
Administrada pela concessionária Rota do Atlântico (CRA) – formada
pela Odebrecht Transport
(OTP) e pela Investimentos e Participações em
Infraestrutura (Invepar) – devem circular pela rodovia cerca de 15 mil
carros por dia.
Prevista para começar no dia 28 de dezembro, a cobrança foi adiada
para o dia 4 de janeiro porque a
Agência Pernambucana de Meio Ambiente
(CPRH) emitiu apenas no dia 27 de dezembro as licenças de operação do
complexo de 4 quilômetros, com cinco viadutos e 14 alças de acesso
próximo ao Hospital Dom Helder e do chamado Contorno do Cabo, com cerca
de 8 quilômetros de extensão.
Como recebeu a autorização para operar os novos trechos, a
Concessionária Rota do Atlântico (CRA) resolveu iniciar a cobrança em
conjunto com os outros 13,6 quilômetros já autorizados.
Desde outubro, duas partes da Via Expressa já funcionavam no sistema
“soft open”. Um delas tem 9 quilômetros de extensão e vai do
entroncamento da nova rodovia PE-009 com a PE-028, até a rotatória
conhecida como Curva do Boi – já dentro de Suape. O outro trecho
liberado, com 4,6 quilômetros, é a VPE-052, entre a PE-60 e a Avenida
Portuária.
Até o final de janeiro, serão inaugurados outros 5,5 quilômetros da
rodovia, ligando Suape à PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em
Ipojuca. Segundo a CRA, na comparação com o percurso feito pela PE-060, o
trajeto para as praias será reduzido em 8,4 quilômetros. Haverá uma
economia de 30% no percurso e de 20 minutos no tempo gasto.
A conta considera a velocidade permitida de 100 Km/h. Até o fim do
primeiro semestre de 2014 deve ficar pronto o acesso à Ilha de Cocaia,
com cerca de 13 quilômetros. Esta será a ligação para o polo naval de
Suape. No total, a concessão – que vai durar 35 anos e tem previsão de
investimentos privados de cerca de R$ 450 milhões – terá cinco praças de
pedágio. Quem for para o Litoral Sul e não quiser saber de pedágio,
deve continuar usando a PE-060.
Fonte: Diário de Pernambuco