segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Fórum Suape Global consegue articular formação de 2 mil pessoas.


O Fórum Suape Global, provedor de bens e serviços para a indústria de petróleo, gás, offshore e naval, conseguiu, em 2013, realizar articulações em seus grupos de trabalho multidisciplinares que resultaram na formação de mais de 2 mil pessoas, sendo 113 instrutores e 1,9 mil profissionais em cursos de eletricistas, serralheiros, mecânicos e soldadores voltados aos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar, que começou a operar em 2013. As capacitações foram lideradas pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Pernambuco (STQE) e realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
 
Para ampliar o número de fornecedores locais às indústrias instaladas em Suape, foram realizados três workshops com mais de 80 empresas interessadas em fornecer para o Vard Promar, para a Gonvarri/Gestamp, indústria da cadeia eólica já em operação e para a Aguilar y Salas, fábrica de trocadores de calor, reatores e tanques que entrará em operação no primeiro trimestre de 2014 no Complexo.
 
Também, graças às articulações do Fórum Suape Global, houve a assinatura de convênios entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e as universidades de Tóquio e Yokohama para a troca de experiências na área de tecnologia metalmecânica. Seis estudantes de Engenharia Naval da UFPE passaram seis meses em Tóquio já em 2013 e outros quatro devem ir para lá este ano. Os professores das universidades de Tóquio e Yokahoma ministrarão aulas na UFPE. Já professores e estudantes de engenharias de universidades públicas e privadas também visitam constantemente Suape. Em 2013, 700 alunos estiveram no Complexo. 
 
O Fórum Suape Global, sob a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e com apoio dos Consulados da Alemanha e do Reino Unido organizou, ainda, no último mês de novembro, a missão executiva para a Alemanha e para a Inglaterra, no intuito de atrair novas empresas ao Estado. Participaram da missão o governador Eduardo Campos e o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape.


Fonte: Suape