sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Suape deve abrigar duas unidades de conservação

O Complexo Industrial de Suape deve abrigar duas unidades de conservação em seu território dentro em breve. A CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente) realizou duas consultas públicas para criar as unidades de conservação no Engenho Ilha, situado no Cabo de Santo Agostinho, e nos estuários dos rios Ipojuca e Merepe, no município de Ipojuca.

Os participantes das consultas públicas concordaram com a criação das unidades. As propostas serão encaminhadas para o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) que pode decidir pela criação de duas ARIE (Áreas de Relevante Interesse Ecológico). A ARIE é uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordiárias, que tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular e o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

A Unidade de Conservação no Engenho Ilha terá uma área de aproximadamente 1,5 mil hectares. No local, há mangue e restinga. A unidade de conservação nos estuários dos rios Ipojuca e Merepe terá aproximadamente 1,4 mil hectares de área, apresentando também em grande parte de seu ecossistema mangue e restinga. Além dessas duas unidades, Suape já possui em seu território a Estação Ecológica de Bita e Utinga, com aproximadamente 2,5 mil hectares de extensão. A reserva de Mata Atlântica foi criada em 2012 para proteger os mananciais hídricos da região de Bita e Utinga.

Fonte: Guia Marítimo