quarta-feira, 17 de junho de 2015

Porto será iluminado por energia solar.

Foto: Paulo Wilton
O Porto de Suape vai utilizar a energia solar para iluminar o molhe de pedras que protege o porto externo, área que abriga quatro píeres e o Cais de Múltiplos Usos para operação de cargas e descargas dos navios. Serão instaladas 18 placas fotovoltaicas com luminárias de LED para garantir a operação noturna das embarcações de forma ecologicamente sustentável. A potência dos equipamentos será suficiente para iluminar quatro residências com consumo mensal médio de 133 quilowatts-hora, cada. Além da instalação das placas fotovoltaicas, também será reforçada a iluminação dos Píeres de Granéis Líquidos 3A e 3B, com a colocação de 16 postes metálicos e lâmpadas convencionais de vapor de sódio, em cada um. O investimento total na iluminação dos píeres e molhe será de R$ 823 mil. A instalação dos equipamentos começou no fim de maio e deve ser finalizada no próximo mês de setembro.
A técnica empregada para aproveitar a luz solar consiste em converter a energia do sol em energia elétrica que será armazenada em bateria para alimentar as lâmpadas de LED durante à noite. "Essa iniciativa vai aumentar a segurança na iluminação do nosso porto, além de aproveitar a luz solar", declarou Bernardo D’ Almeida, vice-presidente de Suape. O porto recebe em média 132 navios por mês, dos quais 40 no período noturno. Suape opera 24 horas, durante os 365 dias do ano.
“Utilizando a energia solar e as lâmpadas de LED, ganhamos tanto em benefícios para o meio ambiente, quanto em economia, pois em até oito anos teremos o retorno do investimento”, complementa D’Almeida. Os módulos fotovoltaicos têm uma durabilidade estimada em 20 anos. Segundo o diretor-presidente da Pernambuco Pilots, Hanz Hutzler, sociedade de práticos que atua nos portos de Suape e do Recife, a iluminação do molhe e dos PGLs vai melhorar a visualização do acesso aquaviário do porto, aumentando a segurança das manobras noturnas e reduzindo o risco de incidentes. 
O molhe é uma proteção formada por agrupamentos de pedras de grande volume, com 3 mil metros de extensão, e que abriga os quatro píeres de granéis líquidos (1, 2, 3A e 3B) e o CMU do porto externo contra correntes marítimas.  Os PGLs 3A e 3B recebem navios petroleiros com até 170 mil toneladas por porte bruto (TPB).
SOBRE SUAPE – Considerado o mais estratégico do Norte-Nordeste, por sua localização geográfica e diversidade de cargas, o Porto de Suape movimenta, mensalmente, cerca de 1,5 milhão de toneladas de insumos e produtos, tais como granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e carga geral. Toda movimentação acontece nos seus píeres e cais. O porto é dividido em porto externo e porto interno e, atualmente, o porto interno possui 1,6 mil metros de cais e cinco berços em atividade. No porto externo, é onde acontece toda carga e descarga de produtos líquidos tais como diesel, gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), álcoois e produtos químicos.
Fonte: Suape