quarta-feira, 17 de junho de 2015

Projeto Horizonte Profissional inicia a quinta edição em Suape.

Foto: Suape
O Complexo de Suape iniciou, nesta terça-feira (12), mais uma edição do Projeto Horizonte Profissional. O programa de turismo pedagógico, realizado em parceria com a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e a Secretaria de Educação, receberá nesta quinta edição, 6.164 estudantes de 134 escolas do Litoral ao Sertão. Por meio de visitas guiadas, estudantes do terceiro ano do ensino médio, oriundos das escolas de referência, e concluintes das escolas técnicas estaduais conhecem o Complexo de Suape e vislumbram as oportunidades de emprego geradas pelo crescimento econômico do estado. 
As primeiras escolas a participarem da quinta edição visitaram o Complexo de Suape nesta terça-feira. Cerca de cem alunos e quatro professores das escolas de referência em ensino médio (Erem) Clotilde de Oliveira, localizada no Recife, e Conde Pereira Carneiro, de São Lourenço da Mata, conheceram as instalações do Complexo. No dia 13 de maio, o projeto recebe as escolas Conde Corrêa de Araújo e Clóvis Beviláqua, também de São Lourenço da Mata e Recife, respectivamente. Na próxima semana, estão agendadas visitas das escolas situadas em Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Escada, Igarassu e Vitória de Santo Antão.
Na visitação, os alunos são orientados por uma equipe multidisciplinar de monitores que revelam a variedade de empreendimentos instalados ou em instalação no território de Suape. São 105 empresas funcionando e 45 em implantação, que atuam em dez polos de negócios: granéis líquidos e gases, logístico, naval e offshore, alimentos, geração de energia, materiais de construção, eólico, petroquímico, preforma plástica e metalmecânico. Durante a visita, os participantes também conhecem a zona de preservação cultural e as áreas destinadas à preservação ambiental, bem como as ações voltadas para a restauração dos ecossistemas existentes no Complexo, como mata atlântica, restinga e manguezal.
Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Jorge Araújo, o projeto além de esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre o que é Suape e os diversos segmentos do Complexo, também os ajuda a visualizar novas oportunidades de trabalho. “Este é o momento dos alunos projetarem uma possível carreira, pois eles têm a chance de compreender um pouco da dinâmica do mercado de trabalho e do próprio Complexo. Também aproveitamos o momento para incluí-los no debate sobre o desenvolvimento sustentável e sobre as ações de educação ambiental que desenvolvemos junto aos nossos colaboradores”, pontuou.
O Projeto 
Criado em março de 2011 pela Secretaria de Turismo, o Horizonte Profissional é realizado em parceria com o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Secretaria de Educação. Durante três dias por semana, o Complexo de Suape abre as portas para receber os estudantes de todo o estado. A iniciativa, que já atendeu mais de 28 mil alunos no período de 2011 a 2014, visa inserir os estudantes pernambucanos no contexto de desenvolvimento econômico e crescimento industrial do estado.

Fonte: Suape